sábado, 25 de outubro de 2008

A TRAJETÓRIA DA MÚSICA SERTANEJA

O blog tá de volta, e com a corda toda,
jah chegamos com uma reportagem feita pelo jornal O POVO que fala da trajetória do sertanejo, confira:
Linha do tempo Nos últimos 50 anos, a música sertaneja se reinventou e por isso continua sendo sucesso por todo o Brasil. Os temas sociais e românticos continuam, mas as batidas estão mais rápidas e novos instrumentos foram inseridos ao estilo musical. O que antes era música caipira, agora é considerado descolado pelos jovens. Veja as principais transformações no ritmo!
1950 – a música caipira ultrapassa o campo e ganha repercussão nacional, nas vozes de Tonico & Tinoco e de Zico & Zeca. Com temas ligados ao campo, as duplas utilizam apenas a viola, mas abusam nos vocais agudos.
1970 – Milionário & José Rico entram em cena e apresentam a música sertaneja. Eles apostam no incremento da guitarra ao ritmo e nas letras que abordam questões sociais.
1990 – O sertanejo recebe a influência do country americano e da música romântica e lidera o topo das paradas de sucesso nas principais rádios do País. Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo e Zezé di Camargo & Luciano são os principais representantes da nova fase do sertanejo.
2000 – O que antes era considerado brega, recebe nova roupagem e começa a ser ouvido pelos jovens, principalmente os universitários. Batidas mais rápidas e novos instrumentos são inseridos ao estilo musical. Victor & Leo e César Menotti e Fabiano representam sucesso do sertanejo universitário.
Leia mais sobre esse assunto

Nenhum comentário:

CM&F Player

CM&F Player
Ouça aqui as músicas de CM&F