domingo, 10 de maio de 2009

Matéria especiial no UNIVERSO SERTANEJO

Pessoal o nosso parceiro Piunti moderador do Universo Sertanejo, fez uma matéria especialíssima do show do Credicar Hall com Cm&F. O cara teve o privilégio de acompanhar os bastidores do show, os meninos no camarim, enfiim teve uma noite de dar inveja á qualquer fã, mas vamos combinar que ele merece, porque com certeza ele é um dos principais comunicadores do sertanejo atual, sendo reconhecido por vários artistas, e ícone para qualquer blogueiro inclusive para essa que vos fala. Curta aqui a matéria :


Quarta-feira, 06 de maio, 21:30, Credicard Hall, São Paulo.
Show de César Menotti e Fabiano, com renda revertida ao Hospital do Câncer de Barretos.
___
Foi uma experiência muito diferente.
Ser jornalista e blogueiro tem desvantagens. Como nem todos te conhecem, as vezes vira uma novela qualquer tentativa de credenciamento em grandes festas, muitas vezes sem resultado algum.
No entanto, pelo outro lado, ser jornalista e blogueiro te torna menos empresa, menos formal, e mais humano, sem que isso interfira na questão da imparcialidade e nos outros tantos fundamentos do bom jornalismo.
Cheguei ao hotel, próximo ao Credicard Hall, por volta de 4 da tarde. Vi, de longe, Fabiano sentado em uma mesa do restaurante, para minutos depois chegar César Menotti. Não me apresentei, estava atrapalhado com o check-in no hotel.
Recebi todo o cronograma da equipe, com o horário de saída da van de apoio, na qual eu iria.
Até aí, tudo normal.
Chegando ao Credicard Hall, dei uma volta para conhecer as partes da casa que ainda não conhecia, e me dirigi ao camarim da dupla.
Havia uma pequena fila de fãs e jornalistas em frente ao camarim. Passei por ela, me identifiquei e fiquei acompanhando a quase interminável sessão de fotos que a dupla realizava (e que se repetiu após a apresentação).
Quando as fotos acabaram, fui me apresentar.
-Sou o André, do site Universo Sertanejo.
-Que legal que você veio, a gente sempre lê seus textos - respondeu Fabiano.
-Parabéns pelo seu trabalho, a gente gosta muito do que você escreve - completou César Menotti.
Era meu terceiro show da dupla. Fui em Vinhedo-SP, em 2006, e em Jaguariúna-SP, em 2007. Não os conhecia pessoalmente. Já sabia que eles conheciam o site, mas os elogios vieram de surpresa. Obviamente, deixaram este jornalista blogueiro feliz.
Fiquei dentro do camarim durante todo o tempo em que a dupla ficou. Mais do que poder fazer uma crítica ao show em si, tive a oportunidade de acompanhar todo o comportamento de uma dupla que vive na mídia, ou seja, que precisa zelar por uma imagem impecável. Seriam eles, na intimidade, como são em frente as câmeras?
Perto das 10 da noite, a produção chamou a dupla para o show. Fui junto.
O vídeo institucional do hospital de Barretos era o código para que todos soubessem que dali cinco minutos,o show começaria.
César Menotti foi para um lado do palco, de onde entraria, e Fabiano para o outro.
Fiquei ao lado de Fabiano, que entre exercícios para aquecer a voz, disse: “pensa que a gente não fica nervoso? Todo show é assim. Por mais shows que a gente faça, sempre dá esse nervoso antes de entrar.”
O novo show é baseado no último CD/DVD da dupla, Voz do Coração, gravado em Belo Horizonte, no ano passado.
Entre sucessos e novas canções, houve o momento em que a dupla sentou-se em um banco de praça e tocou alguns clássicos da música sertaneja, prestando homenagens, entre outros nomes, ao “Trio Parada Dura”, de quem este blogueiro é fã número zero. Para mim, a parte mais bonita do show.
A canção “Ciumenta”, trabalhada desde o ano passado, ainda parece o hit do novo trabalho que mais toca o público. Foi interessante ver, também, a reação da platéia aos sucessos do álbum “Palavras de amor”, que eram cantados como se tivessem sido lançados na semana passada.
Assistir a um show de cima do palco de uma grande casa tem suas peculiaridades. Aquela sensação mágica de tudo perfeito, que temos quando vemos um show da platéia, fica um pouco de lado. A engrenagem para transformar um simples show em um espetáculo, é enorme. Máquinas e pessoas trabalham, o tempo todo, para que tudo saia como planejado.
A certa altura da apresentação, voltei ao camarim para fazer algumas anotações. Apesar de não ser mais novidade, me espantava ver que César Menotti e Fabiano, que ficaram um bom tempo sob a desconfiança de “será que o sucesso dura mais de um CD?”, faziam um show, com platéia cheia, em plena quarta-feira, na mais famosa casa de shows de São Paulo.
Aquela dupla que muitos insistiram, por implicância, em taxar de “sertanejo universitário” anos atrás, hoje é o principal nome da retomada do sucesso da música sertaneja, como eu já comentei por aqui em postagens anteriores.
Com a platéia satisfeita e a sensação de mais um dever cumprido, a dupla se despediu do público e entrou no camarim, onde já se formava uma fila considerável de pessoas.
Fiquei assistindo a segunda sessão quase interminável de fotos, enquanto esboçava este texto.
O que antes era para ser uma entrevista, acabou virando uma conversa sobre música e internet. O que seria uma matéria de poucas perguntas e respostas, acabou virando este extenso relato. O que seria apenas mais uma matéria sobre um show, acabou virando um dos dias mais marcantes para o Universo Sertanejo.
Além do reconhecimento dos leitores, que escrevem elogios e críticas quase todos os dias, o reconhecimento de quem é assunto também enobrece muito.
Há pouco menos de um mês, quando Leonardo citou o site no “Hoje em dia”, da Record, muita gente apareceu por aqui tentando entender como funcionava nosso trabalho.
Mostrar como age uma grande dupla por trás dos palcos, quando não há nenhum fã e nenhuma câmera por perto, também é parte deste trabalho.
Acredito que nem sempre o resultado será o melhor, haverá surpresas desagradáveis. Mas nesse caso, especificamente, só tive a comprovação de que César Menotti e Fabiano são, fora do ar, da mesma forma que são com os holofotes virados para eles.
Bão tamém.___
Da próxima vez, prometo fazer tudo isso filmado, lançando, finalmente, a TV Universo Sertanejo, que muitos de vocês vivem cobrando.
Fiz alguns vídeos rápidos, com a câmera fotográfica mesmo, para usar em alguma oportunidade mais para frente. Vou deixar dois trechinhos bacanas aqui.

No primeiro, o momento em que o Fabiano entra no palco. No segundo, a dupla tocando sentada no banquinho de praça. Coloquei tudo em um vídeo só.





Nenhum comentário:

CM&F Player

CM&F Player
Ouça aqui as músicas de CM&F